Curiosidades sobre o mundo dos vinhos

Vinho é a bebida alcoólica que mais combina com inverno. A chegada do frio aumenta a procura, mas nem todos os apreciadores entendem esse universo. Por isso, explicamos as principais dúvidas e trazemos algumas curiosidades que vão tornar a experiência de tomar vinho ainda mais saborosa.

Após abertp, quanto tempo o vinho dura na geladeira?

A dica é não deixar a bebida na geladeira, com exceção dos vinhos brancos. O vinho, ao gelar, sofre modificações, como na acidez. A ideia é manter na adega ou em locais frescos, sem exposição ao sol.

Qual a temperatura recomendada para servir vinho e espumante?

Varia conforme o teor alcoólico e as características do vinho. Em geral, os brancos e espumantes devem ser resfriados na geladeira. Os tintos precisam de uma temperatura entre 16 e 18 graus. Lembre-se de não deixar os espumantes e brancos tão gelados, pois isso faz com que o aroma e o sabor sejam menos sentidos.

Qual a utilidade do decanter?

A função do decanter é deixar os vinhos mais velhos ou sem filtração, já que decanta os sedimentos presentes no líquido. Costuma ser utilizado também para arejar os vinhos, abrindo os aromas e provocando uma rápida oxidação com o ar. Isso faz com que o vinho apresente algumas propriedades mais rapidamente, que só seriam possíveis com o passar do tempo.

E qual a função do corta-gotas?

O corta-gotas é um objeto funcional: evita que toalhas e roupas fiquem sujas, pois possibilita um melhor fluxo do líquido e impede que pingue ao final de cada taça servida.

Por que manter o espumante em pé e o vinho deitado?

O ideal é que ambos fiquem deitados. A rolha deve estar sempre em contato com o líquido, assim não há ressecamento e entrada de ar, dificultando a oxidação e o vazamento do produto.

O que é Terroir?

É a união de todas as características climáticas e geográficas que fazem uma região apta ao cultivo de determinada agricultura, como a da uva.

Espumante precisa ser comprado sempre na safra mais atual?

Varia conforme o processo produtivo. A maior parte dos espumantes é feita para consumo rápido. Porém, alguns são preparados pelo método “champenoise”, podendo evoluir e melhorar ao longo dos anos. Leia sempre o rótulo.

Como o vinho é armazenado?

A adega é a condição ideal de umidade e calor para armazenar vinhos. Se você não tiver uma, procure um local fresco e sem luz solar. Lembre-se que o principal é não haver variações grandes de temperaturas.

Como saber se as bolinhas do espumante provêm de um processo natural?

Ao se alimentarem do açúcar, as leveduras são convertidas em álcool, calor e gás carbônico. Esse gás é o que chamamos de “borbulha” dos espumantes. Em geral, quando estamos apreciando um espumante refinado, sua borbulha é fina, intensa e contínua, diferente de uma de gás injetado (como nos refrigerantes).

Adicionar gás carbônico ou açúcar prejudica a saúde?

Ambos os processos tiram a naturalidade da bebida e comprometem a qualidade final.

Vinhos brancos não são de guarda?

A maioria das regiões não fabrica vinhos brancos capazes de evoluir. Há exceções em que os brancos são ainda melhores quando conservados por anos, mas não é o comum.

Por que a altitude é boa aos vinhos?

É ela que determina e cria condições favoráveis ao cultivo. A amplitude térmica, os invernos rigorosos e os verões quentes e sem chuva são os fatores que beneficiam o potencial de cultivo da uva.

Serviços


Cheque Presente

  Tele entrega de cestas