Desde 1978 no mesmo endereço (Quintino Bocaiúva, nº 59 - bancas 36 e 37), a Especiarias Arco Verde tem, em sua trajetória, uma ascendência constante, principalmente pela linha de conduta que escolheu para receber seus clientes.
Para falar da Especiarias Arco Verde desde o início, temos que voltar 28 anos, no prédio onde funcionou a Cobal, incluindo o supermercado da rede Somar. Comercializávamos inicialmente batatas, cebolas, ovos e alhos. Trabalhamos assim, supervisionados pela Cobal junto à Ceasa, por cerca de 12 anos. Então as coisas começaram a mudar, quando a Cobal fechou seus supermercados “graças” ao presidente da república na época: Fernando Color de Mello. A partir daí, ficamos sozinhos, administrando o próprio Hortomercado por 8 anos, mais ou menos. Continuamos a oferecer bons serviços a nossos clientes.
O Hortomercado Quintino, como ficou conhecido, contava com lojas de especiarias e de condimentos de todas as partes do mundo, além de floricultura, tabacaria, lancheria, cafeteria, peixaria, açougue e muitos outros serviços que nossos clientes se acostumaram a usufruir. Tínhamos também o Box 21, um lugar agradável para sentar e beber um chopinho com os bolinhos de bacalhau da dona Ester, ou para saborear o famoso e não menos gostoso bauru ao prato de filé mignon.
Tudo isso acabou, pelo menos naquele endereço. Os proprietários decidiram retomar o imóvel e, a partir daí, parecia que tudo conspirava para o fechamento do Hortomercado, que existia há 30 anos. A prefeitura não se interessou pelo assunto, apesar de ter sido procurada em várias ocasiões pelos proprietários das bancas e das lojas. Gostaríamos de saber o que realmente é importante para o cliente: um mercado que funcionou 30 anos ou um arranha-céu, ou talvez mais um supermercado?
Então, a Especiarias Arco Verde mudou-se para a rua 24 de Outubro, 905 - loja 01, em uma galeria que recebeu o nome de Galeria Shopping Center 24 de Outubro (e que também tem muita história para contar).
A Especiarias Arco Verde, com seus proprietários Gilberto e Alda, estão em novo endereço. A loja é muito agradável. Conta com uma cafeteria interna. Também proporciona, aproximadamente, 130 rótulos de cachaças de todo o Brasil, com ênfase às de Minas Gerais. Há também uma adega, com aproximadamente 300 rótulos de várias procedências como Chile, Argentina, França, Portugal, Itália, Alemanha, Hungria, Brasil, etc.
O nome da loja Especiarias Arco Verde é uma homenagem feita a um padre jesuíta que desembarcou em Pernambuco e que foi designado por D. Pedro I para catequizar os nativos. Por tantos serviços prestados, seu nome foi dado a este município, que antes se chamava Boa Vista. A vila de Arco Verde fica perto de Carlos Barbosa e de Barão, localidade próxima a Salvador do Sul.