Uma viagem pelo Mundo dos Vinhos

Você já quis impressionar alguém com um vinho, mas na hora de realizar a compra ficou na dúvida?

O universo dos vinhos, além de encantador é repleto de particularidades. Aqui temos algumas dicas para ajudar na escolha. Como o tipo de casta (uva), a região de cultivo, a influência do clima, armazenamento e temperatura. Cada detalhe interfere no resultado final do produto.

Cabernet Sauvignon
Surgiu na cidade de Bordeaux, na França, região conhecida como a capital do vinho francês e originou-se do cruzamento entre duas variedades de uvas, a Cabernet Franc (tinta) e a Sauvignon Blanc (branca). Esta uva é responsável por vinhos encorpados, frutados, com baixa acidez e taninos firmes. Após o envelhecimento adquire notas de chocolate e tabaco.
Principais regiões: França, Austrália, África do Sul e Chile.

Carménère 
Os vinhos produzidos com esta uva possuem coloração rubi com reflexos violáceos. O aroma contém características de frutas negras, terra molhada e pimenta preta, que variam conforme a idade e o processo de envelhecimento, ainda na vinícola. Na boca normalmente apresenta taninos aveludados. Principais regiões: Chile.

Malbec 
Ideal para dias frios. Acompanha muito bem carnes vermelhas assados e caça. A uva MALBEC tem origem na França, mas foi na argentina que seu potencial foi enaltecido, após o evento da xilosfera, que dizimou grande parte dos vinhedos francês. Estes vinhos geralmente apresentam aromas de ameixa, cereja e notas florais que denotam baunilha e violetas. Com coloração vermelha púrpura, este vinho é ideal para dias e noites mais frias. Os Malbec argentinos são ótimos.
Principais regiões: França, Argentina, Itália, Espanha, Nova Zelândia e África do Sul.

Merlot
O nome Merlot deriva do pássaro Merlé, espécie que adorava se alimentar desta uva. Seus aromas primários são de frutas pretas, especiarias, tabaco e herbáceas. Na boca é aveludado, com acidez e álcool equilibrado em corpo médio e taninos redondos. Sensação de adocicado no final. Principais regiões: França,Argentina, Austrália, África do Sul, México, Suíça e Estados Unidos.

Pinot Noir
A Pinot Noir, geralmente produz vinhos tintos mais leves e com coloração rosada, por isso é considerada a uva mais branca entre as tintas. Os aromas primários geralmente são de frutas vermelhas, florais e especiarias. Se você não gosta de vinhos muito fortes aposte em vinhos com esta uva.
Principais regiões: França, Nova Zelândia, Califórnia e Chile.

Syrah 
Os vinhos produzidos com esta uva ,são encorpados, possuem notas de frutas negras maduras e de especiarias. Nas regiões mais quentes os vinhos são mais encorpados e lembram ameixa e chocolate, nas mais frias possuem notas de pimenta preta e couro.
Principais regiões: França, Austrália, Itália, Chile, África do Sul, Estados Unidos e Argentina.

Tannat
Vinhos com coloração violeta, aromas que lembram frutas vermelhas e negras já amadurecidas. Em boca é bastante concentrado, com acidez controlada, apresentando notas de especiarias.
Principais regiões: França e Uruguai.

Tempranillo
Esta uva origina vinhos com aromas complexos e bem marcantes, que remetem a frutas negras, chocolate e couro. Sabor de frutas vermelhas com boa acidez e taninos aveludados. Coloração rubi intenso. Principais regiões: Espanha, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Austrália e México.

Serviços


Cheque Presente

  Tele entrega de cestas